sexta-feira, 3 de setembro de 2010

HIDROTERAPIA NA PEDIATRIA



Na hidroterapia pediátrica a fisioterapia ganha ar de brincadeira e diversão, tornando os exercícios agradáveis, estimulando a motivação e auto-confiança da criança e explorando ao máximo seu potencial, juntamente com o seu desenvolvimento físico, emocional e educacional. O ambiente climatizado é um estímulo constante ao tratamento.
A atividade aquática é um modo de estimular o desenvolvimento das crianças e de ampliar experiências de movimentos das crianças sadias, deficientes ou sob riscos.
A criança prematura e aquelas que estão sob altos riscos de lesões neurológicas ou atraso de desenvolvimento já podem ter experiêncido a hidroterapia em uma unidade de terapia intensiva. Bebês muito novos participam juntos com seus pais dos programas aquáticos.
Dentre as técnicas fisioterapêuticas, é a hidroterapia a que possibilita realizações de atividade de maior grau de dificuldade, proporcionando aos pacientes benefícios psicológicos. Se comparada com técnicas realizadas no solo, a hidroterapia devido aos princípios físicos da água facilita e melhora as reações de equilíbrio, coordenação, postura e proporciona ao paciente a sensação de segurança. Para a criança a sensação de segurança é encontrada nos braços dos pais e no contato com o corpo. Isso foi experenciado na sensação do ambiente de fluidos, antes do nascimento, e agora é novamente encontrado no calor da água.


Fonte: http://www.webartigos.com Benefícios do Tratamento de Patologias Pediátrica com o Recurso da Hidroterapia

Um comentário: