quarta-feira, 1 de setembro de 2010

HIDROTERAPIA - Piscina Terapêutica e Princípios Hemodinâmicos


Hidroterapia
Piscina Terapêutica

Através dos anos a água vem sido usada como um recurso terapêutico que promove ganhos funcionais, diminuição da dor, relaxamento, bem-estar e uma vida mais saudável para pacientes de diversas áreas. O corpo imerso na água aquecida proporciona ao paciente viver situações, estímulos e sensações, contribuindo de maneira significativa na habilitação e reabilitação motoras do ser humano.
A atividade física em piscina, passou a ser amplamente empregada para diversas finalidades e com excelentes resultados em praticamente todas as áreas da medicina física e reabilitação. O sucesso do tratamento em piscina terapêutica depende, basicamente, da correta indicação, da utilização adequada dos princípios físicos da água associados aos efeitos fisiológicos do corpo em imersão e de uma infra-estrutura que permita o desenvolvimento seguro e agradável do tratamento.
Princípios Hemodinâmicos:
1. Pressão Hidrostática: A pressão hidrostática é uma força que age como compressão sobre o corpo imerso, em todas as direções do corpo, tem efeito de uma bomba de drenagem, auxiliando no retorno venoso, na drenagem de edemas, age também como auxiliador expiratório, sendo benéfico a patologias como asma, DPOC. Além do efeito sensitivo que age sobre o corpo imerso, auxiliando na percepção corporal do paciente.
2. Empuxo: O empuxo é a força que age contra a gravidade com uma intensidade igual ao peso do volume de água deslocado pelo corpo em imersão. O empuxo pode ser usado tanto para ganho de amplitude de movimento articular, já que o volume de água deslocado auxilia no movimento do membro imerso, pode ser usado em fortalecimento muscular, quando a força é gerada contra seu princípio. Além de analgésico, pois diminui a sobrecarga intra-artucular do corpo imerso (dores articulares) e no trabalho de coordenação motora auxiliando o paciente a alcançar objetos na piscina.
3. Temperatura: A temperatura ideal da piscina terapêutica tem que ficar em torno de 31 à 33º, sendo essa a temperatura ideal e confortável, capaz de causar relaxamento em músculos altamente tensionados, diminuir a espasticidade e promover o bem-estar. A temperatura acima pode causar fadiga rapidamente e queda de pressão arterial, e abaixo dessa temperatura pode causar rigidez articular, aumento do tônus, aumento da pressão arterial e desconforto.
4. Turbulência: É o deslocamento de água gerado por terceiros, no caso, o terapeuta, promovendo uma série de ‘ondas’ na piscina. A turbulência causa efeito de micro massagem, diminuindo a dor pela teoria das comportas, é também usada como progressão para treino de equilíbrio dentro da piscina.
5. Esteira e Arrasto: Quando um corpo se move na água na frente de outro, o corpo a frente cria uma esteira atrás de si, facilitando o movimento para quem vem logo atrás, esse princípio é usado em início de tratamento para que o paciente se ambiente com a pressão causada durante a imersão. Já se o indivíduo cria uma esteira, se ele for contra ela, vai criar o princípio do arrasto, que é se deslocar contra a água em movimento. Usado em treinamentos avançados, como desportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário